A Causa Eficiente do Reino Magisterial (Mundo) é diferente da Causa Eficiente do Reino Eclesiástico (Igreja) – The Divine Right of Church Government

Trecho da obra escrita durante o tempo da Assembleia de Westminster pelos ministros londrinos sobre o Governo da Igreja.

Eles diferem na sua causa eficiente ou autor, de onde eles derivaram. O poder magisterial vem de Deus, o Criador e Governador do mundo (Rm 13:1-2, 4) e pertence a toda a humanidade, pagã ou cristã. O poder eclesiástico é peculiarmente de Jesus Cristo nosso Mediador, Senhor da Igreja (que tem todo poder dado a ele, e o governo da Igreja debaixo dos seus ombros como em Efésios 1:22; Mateus 28:18, comparados com Isaías 9:16). Veja Mateus 6:19, 28:18, 28:19-20; João 20:21-23; 2 Coríntios 10:8, e consequentemente [este poder] pertence à Igreja, e para os que estão nela (1 Coríntios 5:12-13). O Poder Magisterial em geral é ordenança de Deus (Rm 13:1-2, 4); mas o poder magisterial em particular, se deve ser um monárquico em um rei, aristocrático em estados, democrático nas pessoas etc é dos homens, chamado, portanto, uma criação ou criatura humana (1 Pedro 2:13); mas o poder eclesiástico e seus ofícios particulares, assim como os gerais, são de Cristo (Mateus 16:19 e 28:18-20; Tito 3:10; 1 Coríntios 5:13; 2 Coríntios 2). Para ofícios, veja Efésios 4:11-12 e 1 Coríntios 12:28.1

  1. THE DIVINE RIGHT OF CHURCH GOVERNMENT: WHEREIN IT IS PROVED THAT THE PRESBYTERIAN GOVERNMENT, BY PREACHING AND RULING ELDERS, IN SESSIONAL, PRESBYTERIAL, AND SYNODICAL ASSEMBLIES, MAY LAY THE ONLY LAWFUL CLAIM TO A DIVINE RIGHT, ACCORDING TO THE HOLY SCRIPTURES. A NEW EDITION, CORRECTED AND AMENDED. ↩︎

Deixe um comentário