Massorético vs Septuaginta (Parte 1)

Breve Comparação de alguns versículos do Novo Testamento entre os textos da Septuaginta e do Massorético

S = Septuaginta e M = Massorético.

Gn 5.24 citado em Hebreus 11.5
S –  “E enoque agradava a Deus, e não foi encontrado, porque Deus o transladou”
M – “E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”

Dt 27.26 citado em Gálatas 3.10
S – “Maldito todo aquele que não permanecer”
M – “Maldito aquele que não confirmar”

Dt 32.43 citado em Hebreus 1.6
S – “E todos os anjos de Deus o adorem”
M – Não contém

Sl 102.25 citado em Hebreus 1.10
S – “No início…”
M- “Desde a antiguidade”

Sl 95.8 citado em Hebreus 3.15 e Hebreus 4.7
S – “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação, segundo o dia da irritação no deserto;”
M – “Não endureçais os vossos corações, como em Meriba, como na tentação no deserto”

Is 29.14 citado em 1 Coríntios 1.19
S – “Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.”
M- “Porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.”

Hc 2.4 citado em Hebreus 10.38
S – “Se ele retroceder, minha alma não tem prazer nele: mas o justo viverá pela fé.”
M – “Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.”

Pv 3.12 citado em Hebreus 12.6
S – “Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, e açoita a todo filho a quem recebe.”
M – “Porque o Senhor corrige aquele a quem ama, assim como o pai ao filho que lhe quer bem”

Is 28.16 citado em 1 Pedro 2.6
S – “… quem nela crer, não será de modo algum envergonhado.”
M – “…aquele que crer não se apresse.”

Ex 23.22 citado em 1 Pedro 2.9
S -”Se vocês derem ouvido a minha voz, e seguirem meus estatutos que eu vos dei, e guardardes meu pacto, vocês serão meu povo particular sobre todas as nações, porque toda a terra é minha, e vocês serão meu sacerdócio real, e uma nação santa. Serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.”
M- Mas se diligentemente ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

Pv 11.31 citado em 1 Pedro 4.18
S – “Se é com dificuldade que o justo é salvo, onde comparecerá a alma do pecador?”
M – “Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador.”

Pv 3.34 citado em 1 Pedro 5.5 e Tiago 4.6
S – “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”
M – “Certamente ele escarnece dos escarnecedores, mas dará graça aos humildes.”

Deixe um comentário