A apologética da Teologia Reformada (Parte I)

Breve pesquisa sobre a apologética Reformada apresentada nas Confissões e Catecismos do Século 16-17

Demonstração dessa verdade nas confissões reformadas históricas.

Confissão de Fé Gaulesa ou Confissão de Fé de la Rochelle A Revelação
Foi Deus quem se fez conhecer aos homens.
Primeiramente, por suas obras, tanto pela Criação como pela conservação e maneira como Ele a conduz.
Também, e mais claramente ainda, pela Palavra, a qual foi primeiramente revelada verbalmente e em seguida escrita nos livros que nós chamamos: Santa Escritura.

Rm 1.19,20; Rm 15.4; Jo 5.39; He 1.1; Gn 15.1; 3.15; 18.1; Ex 24.3,4; Rm1.2.1

Confissão de Fé Belga
Nós O conhecemos por dois meios. Primeiro: pela criação, manutenção e governo do mundo inteiro, visto que o mundo, perante nossos olhos, é como um livro formoso [1], em que todas as criaturas, grandes e pequenas, servem de letras que nos fazem contemplar “os atributos invisíveis de Deus”, isto é, “o seu eterno poder e a sua divindade”, como diz o apóstolo Paulo (Romanos 1:20. Todos estes atributos são suficientes para convencer os homens e torná-los indesculpáveis.
Segundo: Deus se fez conhecer, ainda mais clara e plenamente, por sua sagrada e divina Palavra [2], isto é, tanto quanto nos é necessário nesta vida, para sua glória e para a salvação dos que Lhe pertencem.2
[1] Sl 19:1-4. [2] Sl 19:7,8; 1Co 1:18-21.

Confissão de Fé de Westminster
I. Ainda que a luz da natureza e as obras da criação e da providência de tal modo manifestem a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, que os homens ficam inescusáveis, contudo não são suficientes para dar aquele conhecimento de Deus e da sua vontade necessário para a salvação; por isso foi o Senhor servido, em diversos tempos e diferentes modos, revelar-se e declarar à sua Igreja aquela sua vontade; e depois, para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja contra a corrupção da carne e malícia de Satanás e do mundo, foi igualmente servido fazê-la escrever toda. Isto torna indispensável a Escritura Sagrada, tendo cessado aqueles antigos modos de revelar Deus a sua vontade ao seu povo.
Sal. 19: 1-4; Rom. 1: 32, e 2: 1, e 1: 19-20, e 2: 14-15; I Cor. 1:21, e 2:13-14; Heb. 1:1-2; Luc. 1:3-4; Rom. 15:4; Mat. 4:4, 7, 10; Isa. 8: 20; I Tim. 3: I5; II Pedro 1: 19.3

Confissão de Fé Batista de 1689
A Sagrada Escritura é a única regra suficiente, certa e infalível de conhecimento para a salvação, de fé e de obediência. A luz da natureza, e as obras da criação e da providência, manifestam a bondade, a sabedoria e o poder de Deus, de tal modo que os homens ficam inescusáveis; contudo não são suficientes para dar conhecimento de Deus e de sua vontade que é necessário para a salvação. 4
Rm 1:19-21, Rm.2.14,15, Sl.19.1-3

Todas as confissões citadas possuem a mesma doutrina quanto ao conhecimento de Deus na natureza, na criação.
Elas afirmam que a luz da natureza, a criação e a providência demonstram que Deus existe. Embora esse conhecimento não seja possível de comunicar salvação, é, de fato, um conhecimento certo quanto ao ser de Deus.
Essa forma de argumentar define que o ser de Deus não é apenas entendível por meio das Escrituras, mas também pela razão pura e pela observação da criação, e pela necessidade da providência no mundo. Tal abordagem relaciona-se com a apologética clássica, e num grau menor com o evidencialismo, mas não com a abordagem comum pressuposicionalista.

  1. Confissão de Fé Gaulesa, Cap 2. Disponível em: https://dogmaticareformada.com.br/category/confiss-o-de-la-rochele Acesso em: 20 de maio de 2024 ↩︎
  2. Confissão de Fé Belga, Cap. 2. Disponível em: https://www.monergismo.com/textos/credos/confissao_belga.htm. Acesso em: 20 de maio de 2024 ↩︎
  3. Confissão de Fé de Westminster, Cap 1. Disponível em: https://www.monergismo.com/textos/credos/cfw.htm. Acesso em: 20 de maio de 2024 ↩︎
  4. Confissão de Fé de Batista de Londres de 1689, Cap 1. Disponível em: https://www.monergismo.com/textos/credos/1689.htm. Acesso em: 20 de maio de 2024  ↩︎

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