Comentários em Efésios 5:22-23

Alguns comentários em Efésios 5:22-23

David Dickson1
Agora seguindo os preceitos da economia. (1) Que as esposas devem estar sujeitas aos seus próprios maridos, de forma casta, sincera e legal. As razões disso são quatro.
Quanto ao Senhor]. 1º Razão. Porque Cristo ordenou que a Esposa deveria estar sujeita a seu marido, e relata essa sujeição como se ela tivesse obediência a si mesma, e da mesma forma encara a rebelião das Esposas contra o seu Marido, como rebelião contra si mesma.
2º Razão. Porque o Marido está em honra e autoridade sobre a Esposa, como a cabeça está sobre o corpo. Então por isso a esposa seria sujeita a ele.
Como Cristo]. 3º Razão. Porque terá o marido autoridade sobre a Esposa para simular a autoridade de Cristo sobre a Igreja.
Ele é] 4º Razão. A mesma semelhança é ilustrada. Como Cristo é a Cabeça da Igreja para o seu bem: assim o Marido é a Cabeça da Esposa para o seu bem, a quem deveria em tudo defender, cuidar e confortar:  E como é importante para a Igreja ser obediente a Cristo; assim é para a Esposa ser obediente ao seu marido.

Bíblia de Genebra Original2
Agora ele desce para uma família, dividindo ordeiramente todas as partes de uma família. E diz que o dever das esposas consiste nisso, em serem obedientes aos seus maridos. O primeiro argumento, pois não podem ser desobedientes aos seus maridos a não ser resistindo também a Deus, que é o autor dessa subjugação…
Outro argumento: porque o bom patrimônio da esposa depende do homem, de modo que esta submissão não só é justa, mas também muito lucrativa: como também a salvação da Igreja depende de Cristo, embora em muito maior grau.

John Trapp3
Isto inclui reverência, obediência, etc. Deus tem dispersado os deveres de maridos e esposas de cima para baixo das Escrituras, para que eles possam procurar, e aprendendo a ser bons maridos e esposas, eles podem aprender também a ser bons homens e mulheres.

E ao Senhor] Que é desonrado por desobediência de esposas. E embora os maridos possam remir a ofensa que lhes foi feita, eles não podem remir a ofensa de Deus, mas deve haver um arrependimento especial.

  1. Comentário de David Dickson em Efésios 5:22, An expositon of all St. Pauls epistles together with an explanation of those other epistles of the apostles St. James, Peter, John & Jude : wherein the sense of every chapter and verse is analytically unfolded and the text enlightened. / David Dickson ↩︎
  2. Notas da Bíblia de Genebra de 1559 em Efésios 5:22-23, 1599 Geneva Bible ↩︎
  3. Comentário de John Trapp em Efésios 5:22, Trapp’s Complete Commentary ↩︎

Deixe um comentário