Jesus não sabia a hora da sua Segunda Vinda?

Será?1

No Evangelho de Mateus:

E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?
Mateus 24:3

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
Mateus 24:36

No Evangelho de Marcos:

Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir.
Marcos 13:4

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Marcos 13:32

Veja que tanto em Mateus como em Marcos, Jesus pode falar de certos sinais e eventos, só que quando chega no seu retorno, Ele simplesmente não pode falar, como se Ele aparentemente não soubesse quanto ao seu retorno, quando se daria.
Só que isso é estranho, não?
E isso parece ficar ainda mais estranho ao aplicarmos a hermenêutica preterista parcial no texto, e considerarmos que o versículo 36 de Mateus 24 é o versículo de transição, onde Jesus deixa de falar da destruição de Israel, e nesse sentido sua vinda em juízo contra Israel em 70 D.C, e passa a falar do seu retorno literal no último dia.

Só que ao olharmos com cuidado para ambas as passagens no original, em ambas, o que termos que encontramos e que é traduzido como “sabe” é a palavra grega “oiden”.

Mas o que significa “oiden”?

No Dicionário Strong:
1492. eido, i’-do; um verbo; usado somente em certos casos do passado, e os outros tendo o seu sentido emprestado do equivalente G3700 e G3708, propriamente ver (literalmente ou figuradamente), por implicação (apenas na forma perfeita) saber: estar ciente de, contemplar, X pode (+ não falar), considerar, (ter) conhecimento, olhar, perceber, ver, estar certo, falar, entender, saber. Compare com G3700.

Agora veja o uso no seguinte versículo:
Porque nada me propus saber (eido) entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado.
1 Coríntios 2:2

No verso acima, Paulo está dizendo que o único desejo dele é fazer Jesus ser conhecido, em outras palavras, pregar o Evangelho. Agora se esse sentido da palavra eido for usado na passagem em questão, ela seria lida assim:

Mas daquele dia e hora ninguém pode fazer conhecido, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.
Mateus 24:36

Com este entendimento, Jesus não está dizendo que Ele é ignorante da hora da segunda vinda, mas antes que Ele não pode a revelar, nem os anjos não podem, porque é reservado apenas ao pai anunciar a hora específica da segunda vinda.
Ou melhor, era. Porque podemos entender que apocalipse se dá como sendo uma atualização disso, em que Cristo teria obtido o direito e poder para revelar também sobre isso, embora eu mesmo pense que a maior parte de Apocalipse 1-19 se refere a destruição de Israel em 70 D.C, mas ainda assim há pontos quanto ao retorno de Cristo, há os detalhes explícitos da soltura de Satanás e da sua breve vitória sobre o mundo.

  1. Adaptado de https://preteristarchives.org/did-jesus-not-know-the-hour-of-his-second-coming/ ↩︎

Deixe um comentário