Encontrei este outro artigo também não postado sobre John Wesley.
John Wesley, o pai do movimento metodista e da soteriologia Wesleyana, tinha raízes doutrinárias corretas quanto ao seu entendimento dos pactos, da lei moral e da perspectiva lei – evangelho.
Embora Ele não conseguisse entender e crer na completude da teologia pactual (visto que a teologia pactual correta abarca também a soteriologia reformada), ele e o metodismo confessional ainda têm muito a ensinar aos metodistas de hoje e cristãos em geral.
Quando o movimento Metodista se tornou uma igreja em 1784, John Wesley proveu os Metodistas Americanos uma liturgia e uma declaração doutrinária, a qual continha vinte e quatro “Artigos da Religião” ou declaração básica de fé. Tais artigos da Religião foram pegos dos Trinta e Nove Artigos da Igreja da Inglaterra – a igreja onde o movimento metodista começou – e foram os padrões de pregação dentro do movimento metodista.
Artigo VI — Do antigo Testamento
“O Antigo Testamento não está em contradição com o Novo, pois tanto no Antigo como no Novo Testamento a vida eterna é oferecida à humanidade por Cristo, que é o único mediador entre Deus e o homem, sendo Ele mesmo Deus e Homem; portanto, não se deve dar ouvidos àqueles que dizem que os patriarcas tinham em vista somente promessas transitórias. Embora a lei dada por Deus a Moisés, quanto às cerimônias e ritos, não se aplique aos cristãos, nem tão pouco os seus preceitos civis devam ser necessariamente aceites por qualquer governo, nenhum cristão está isento de obedecer aos mandamentos chamados morais.”¹
Confissão de Fé da Igreja Metodista Unida
Aqui vemos que para Wesley e os metodistas confessionais(assim como para a maior parte da tradição protestante e a totalidade dos reformados) a lei se dividia em 3 partes: Leis cerimoniais, Leis civis e Leis morais, sendo a primeira cumprida em Cristo, a segunda mandamentos civis para Israel como Nação e a terceira a Santa Lei de Deus em si, os mandamentos morais que correspondem a própria Santidade e Moralidade de Deus, que são sumarizados nas duas tábuas da lei – os dez mandamentos.
Em outro documento do movimento metodista chamado de Regras gerais da Igreja Metodista, há uma mistura dos mandamentos e preceitos bíblicos com o que John Wesley acreditava ser digno e necessário de um comportamento cristão.
Regras gerais da Igreja Metodista
- NÃO TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO.
- NÃO PROFANAR O DOMINGO. Seja por trabalho ordinário ou pela compra e venda.
Abordando apenas essas 2 regras podemos ver que o 3° mandamento e 4° mandamento que são praticamente rejeitados e esquecidos pela maior parte da Igreja Cristã, era, vistos como sendo realmente mandamentos morais importantes para o povo de Deus e que a santidade estava diretamente relacionada a guarda deles.