Somente Homens Exercendo Liderança Oficial


Kevin DeYoung sobre Padrões Antropológicos no AT e a liderança masculina1

Do início ao fim, os líderes do povo de Deus no Antigo Testamento eram homens.

Vemos esse padrão primeiro nos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Apesar de homens imperfeitos, sem dúvida, eles eram responsáveis pela segurança e pelo bem-estar de suas famílias. O Antigo Testamento não enfatiza o comando do pai no Israel antigo tanto quanto sublinha o papel central do pai cumprindo-se como o provedor e o protetor de toda a casa. Podemos chamar isso de “patricentrismo” em vez de “patriarcado”, apesar de, se corretamente entendida, essa última palavra não é imprópria.

Depois dos patriarcas, vemos que os líderes do êxodo e da conquista da terra eram homens: Moisés, Arão e Josué. Assim que a adoração e a ordem política de Israel se desenvolveram, os líderes sob o comando de Moisés eram todos homens (Êx 18.21,22). Os sacerdotes e levitas eram todos homens. Os juízes, com uma exceção, eram todos homens. Os sacerdotes, de cada grupo, eram todos homens. Os monarcas de Israel, com uma exceção, eram todos homens. Os mais importantes profetas públicos – como Elias e Eliseu, ou Isaías, Jeremias e Ezequiel – eram todos homens. Todos os profetas que escreveram foram homens. Todos aqueles que por direito ocuparam um cargo no governo de Israel eram homens.

  1. Extraído de Homens e Mulheres na Igreja: uma introdução breve, prática e bíblica, Kevin DeYoung, Ed. Vida Nova, p. 40 ↩︎

Deixe um comentário