Os Deveres, Bênçãos e Atividades do Dia do Senhor

A Bíblia, A Confissão de Fé e os Teólogos antigos quanto ao Domingo

Uma demonstração do Dia do Senhor, os deveres nesse dia, as atividades proibidas, as permitidas e as obrigatórias, tal como as bênçãos atadas a sua observância, tendo por base as Escrituras Sagradas e a Confissão de Fé Batista de 1689, e por auxílio materiais e teólogos das outras 2 tradições puritanas: O Presbiterianismo e o Congregacionalismo.

O Caráter Universal – Geral do Dia do Senhor

Pelo desígnio de Deus, há uma lei da natureza que, em geral, uma proporção do tempo seja destinada ao culto a Deus; dessa forma, em Sua Palavra, por um preceito positivo, moral e perpétuo, válido a todos os homens em todas as eras, Deus particularmente nomeou um dia em sete para um descanso, para ser-Lhe santificado, que desde o início do mundo até a ressurreição de Cristo, foi o último dia da semana; e a partir da ressurreição de Cristo foi mudado para o primeiro dia da semana, o que é chamado de dia do Senhor, e deve continuar até o fim do mundo como o sabbath cristão; sendo abolida a observação do último dia da semana.

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.7

Por meio da lei da Natureza, uma proporção de tempo deve ser destinada a adoração a Deus, o criador e sustentador de todas as coisas, mas de forma positiva e especial, Deus designou que esse dia deveria ser o sétimo dia, na antiga aliança, e o primeiro ou oitavo dia, na nova aliança.

Como diz A.W Pink:

Finalmente, deve-se mostrar que os próprios termos desse mandamento deixam inequivocadamente claro que ele não foi designado somente para os judeus, pois era igualmente obrigatório para qualquer gentio que habitasse entre eles. Mesmo não estando eles em aliança com Deus, nem debaixo da lei cerimonial, deles era exigido que guardassem o santo Shabbath – não farás trabalho algum… nem os estrangeiros que morarem em suas cidades” (v. 10)!

O Quarto Mandamento, Os 10 Mandamentos, A.W Pink

O Preparo Anterior ao Descanso propriamente dito

O sabbath é assim santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e ordenado os seus assuntos comuns de antemão

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

A guarda do Dia de Descanso em si mesma não requer um preparo quanto a si mesma, a sua essência, porém, devido a queda e aos muitos trabalhos do nosso tempo, um preparo é necessário quanto ao que a circula, a rodeia, como as atividades da semana que passou e as da próxima semana que será iniciada. Tal como contas a pagar, comida a comprar, carros para abastecer, etc. Além das próprias coisas que podem ocorrer como imprevistos no Dia do Senhor, como um pão para comprar . 

Embora não seja razoável e nem seja necessário fazer uma análise super exaustiva de todas as possibilidades, devemos tanto quitar ou terminar as atividades da semana que passou, quanto programar as atividades da semana que estará começando. Assim também como preparar tudo para um melhor descanso no Dia do Senhor.
Tanto descansando fisicamente, quanto espiritualmente.

A Santificação do Dia do Descanso entre os dias da semana

O sabbath é assim santificado ao Senhor quando os homens, tendo devidamente preparado os seus corações e ordenado os seus assuntos comuns de antemão não apenas observam um santo descanso durante todo o dia a partir de suas próprias obras

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

Esse santo descanso deve implicar em ter esse dia como especial, tal qual para o “descanso”, no sentido que cada cristão deve olhar para esse dia como um dia diferenciado, não porque esse dia seja em si mesmo mais especial que os outros, mas que porque Deus o escolheu dentre os demais para ser o Dia de Descanso, o Dia da Ressurreição de Cristo, o Dia da Lembrança da Morte de Jesus e da petição pelo seu Retorno, então nossos corações e mentes devem tê-lo em alta conta, como um dia separado dos demais, ou como diz o hino do Cantor Cristão, dos dias o melhor.

A duração do descanso no Dia do Senhor – Um dia Inteiro

ordenado os seus assuntos comuns de antemão não apenas observam um santo descanso durante todo o dia

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

Um dia inteiro deve ser separado para o descanso, e não como alguns pensam e colocam, como se o descanso começasse no primeiro culto matutino e fosse até o término do culto vespertino/noturno. Mas antes o dia completo deve ser guardado para o Senhor, tal como temos nos dias comuns, um dia completo de 24 horas.

Tal como é dito no Catecismo Batista Puritano, por Charles Spurgeon

O quarto mandamento exige a santa guarda para Deus de um determinado tempo que Ele prescreveu em Sua Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete, para ser um santo sabbath para Ele mesmo.

Catecismo Batista Puritano, Questão 50

E também como diz John Owen:

Um Dia de descanso, de acordo com as Leis da Equidade Natural, devem ser proporcionais a um dia de Trabalho ou Labor, que Deus nos deu para nosso próprio uso.
John Owen, Sobre o Sabbath

Separando o Dia do Senhor – Deixando o trabalho e as recreações

tendo devidamente preparado os seus corações e ordenado os seus assuntos comuns de antemão não apenas observam um santo descanso durante todo o dia a partir de suas próprias obras, palavras e pensamentos sobre suas ocupações e recreações mundanas,

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

Tanto o trabalho quanto as recreações seculares devem ser deixados no Dia do Senhor, o texto bíblico usado pela confissão (Isaías 58.13-14) fala até mesmo de palavras e pensamentos nesse sentido. Não apenas o que é em si mesmo pecado, mas o trabalho secular que é justo, tal como recreações justas devem ser deixadas de lado nesse dia.

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, 

Isaías 58:13

Embora tal coisa seja distinta do que vemos comumente, é algo real e comandado por Deus. 

Tal como ensina o Catecismo Batista:

O Quarto Mandamento proíbe a omissão ou o desempenho negligente dos deveres exigidos, e a profanação do dia pela ociosidade, ou por fazer o que em si mesmo é pecaminoso, ou por pensamentos, palavras e obras desnecessárias, em relação às atividades seculares ou recreações.

Catecismo Batista de William Collins, Questão 67

E como também ensina o Catecismo Presbiteriano

O Sábado, ou Dia do Senhor (=Domingo), deve ser santificado por meio de um santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sempre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são lícitos em outros dias;

Catecismo Maior de Westminster, Questão 117

Separando o Dia do Senhor — Não comprar e nem vender

tendo devidamente preparado os seus corações e ordenado os seus assuntos comuns de antemão não apenas observam um santo descanso durante todo o dia a partir de suas próprias obras, palavras e pensamentos sobre suas ocupações e recreações mundanas,

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

Talvez esse seja um dos pontos mais negligenciados hoje, embora o texto citado pela confissão (Neemias 13.15-22) seja muito pertinente e direto, e seja razoável pensar pela ausência do trabalho comum, que então deve-se evitar fazer o outro trabalhar.

Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado. 

Neemias 13:19

Como diz a Exposição de Benjamin Beddome sobre o Catecismo Batista:

Então a compra e a venda são proibidas no Dia de Sabbath?

Sim. 

e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos. 

Neemias 13:15

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.8

Separando o Dia do Senhor — Cultuando a Deus

mas também dedicam todo o tempo em exercícios públicos e privados de Seu culto e nos deveres de necessidade e misericórdia.

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

O culto a Deus é a parte mais clara e direta do Dia do Senhor. Tanto por Lei Natural quanto pelo mandamento, e especialmente na nova aliança, em que temos o Dia do Senhor ligado a Ressurreição de Jesus, aos aparecimentos do nosso Senhor, ao Pentecostes, aos cultos, à Ceia do Senhor, às ofertas e à Revelação de Apocalipse.

Como Diz o Catecismo Batista Puritano:

Como o sabbath deve ser santificado?

O sabbath deve ser santificado por um santo repouso por todo aquele dia, mesmo daquelas atividades seculares e recreações que são lícitas em outros dias, e durante esse dia, todo o tempo deve ser gasto em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, com exceção daquele tempo que for destinado a praticar obras de necessidade e misericórdia.

Catecismo Batista Puritano, Questão 51

Separando o Dia do Senhor — O Culto Público

O Culto Público é a atividade mais importante do Dia do Senhor, nele adoramos e prestamos um serviço ao Senhor, mas não apenas sozinhos como em comunidade, toda a Igreja Local cultua juntamente.

Como diz Benjamin Beddome:

A adoração pública deve ser mantida no dia de Sabbath?
Sim.

É uma santa Convocação

Levítico 23:3

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.9


E nós devemos conscientemente atendê-la?

Sim. 

Não deixando a congregação como é costume de alguns,

Hebreus 10:25

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.10

Separando o Dia do Senhor — O Culto Privado

Assim como o culto público, há uma necessidade e dever de todos, mas especialmente dos crentes para o culto privado ao Senhor que não devem ser descartados, pois também são alimentos espirituais e nos ajudam a conduzir bem o Sabbath.

Os deveres do Culto privado no Dia do Senhor envolvem a oração, o cântico de Salmos e a Leitura da Palavra.

Como pontua Beddome: 

É a oração parte do serviço do Sabbath?

Sim. 

E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. 

Atos 16:13

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.13

E o Cântico de Salmos?

Sim.

Nós temos um salmo ou canção para o Dia de Sabbath.

Salmo 92.

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.14

E ouvir [a Palavra de Deus]?

Sim.

E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. 

Atos 13:44

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.15

Separando o Dia do Senhor — A Conversação Cristã

A conversação cristã, embora fora do culto particular e privado, também é um importante ato espiritual para o Dia do Senhor. 

Como vemos na explicação do Catecismo Batista:

E a Conversação Cristã [é parte do serviço do sabbath]?

Sim. 


E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. 

Lucas 24:14

O Sabbath foi feito para o Homem —  Misericórdia e Necessidade no Dia do Senhor

e nos deveres de necessidade e misericórdia.

Confissão de Fé Batista de 1689, Capítulo 22.8

O Sabbath como disse o Senhor Jesus foi feito para o homem, e isso implica que as obras de necessidade e misericórdia não lhe são erradas, mas propícias e totalmente adequadas.

As obras de necessidade envolvem todo o aspecto do que é necessário para se fazer ou sobreviver no Domingo, tal como comer, beber, usar um transporte para ir para a Igreja etc.

As obras de misericórdia envolvem o aspecto de ajuda a outrem, a prestar misericórdia, a evangelizar, a ajudar um necessitado etc.

As obras de Caridade e Misericórdia devem ser feitas no dia de sabbath?

Sim.

E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?

Lucas 13:16

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.22

E obras de necessidade?

Sim. 

Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. 

Mateus 12:1

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 65.23

A obrigação particular do Chefe da Casa para com o Dia do Senhor

Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. 

Êxodo 20:10

Existe uma obrigação especial do mandamento para com os líderes, e em especial o líder do lar, o chefe da casa. Não apenas ele deve descansar, mas como deve prover descanso e lutar pelo descanso da esposa, dos filhos e dos empregados.

Como diz o catecismo Maior:

Por que é o mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou Domingo) mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores?

O mandamento de guardar o sábado (=Dia do Senhor ou Domingo) é mais especialmente dirigido aos chefes de família e a outros superiores, porque estes são obrigados não somente a guardá-lo por si mesmos, mas também fazer que seja ele observado por todos os que estão sob o seu cuidado; e porque são, às vezes, propensos e embaraçá-los por meio de seus próprios trabalhos.

Catecismo Maior de Westminster, Questão 118

Ele é dirigido mais especificamente que qualquer dos outros nove mandamentos aos chefes de famílias e empregadores, porque Deus requer que eles vejam que todos que estão sob seu encargo observem o Shabbath. Para eles, mais imediatamente Deus diz: “lembra-te do Shabbath para o santificares”. Ele é para ser estritamente posto de lado para a honra do Deus três vezes santo, gasto no exercício de santa contemplação, meditação e adoração.

O Quarto mandamento, A.W Pink

As bênçãos da guarda do Dia do Senhor

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

Isaías 58:13,14

A guarda do Dia do Senhor têm 3 tipos de bênçãos: 

  1. O Descanso Físico, tal qual descansamos o nosso corpo
  2. O Descanso Espiritual, tal qual o Senhor nos alimenta com os seus meios de graça nesse dia, pela leitura da Palavra, Cântico da Palavra, Oração, Batismo e Ceia do Senhor, enquanto sentimos um antegozo do Dia Eterno.
  3. O Descanso financeiro, das nossas provisões, pois simplesmente confiamos no Senhor e que Ele nos suprirá.

Não somos apenas abençoados com a guarda do Dia do Senhor, como somos também abençoados de forma multiforme, como Beddome tamém pontua:

A devida observação do Sabbath é atendida com muitas bênçãos?

Sim.

Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra 

Isaías 58:14

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 67.10

E essas bênçãos são dadas a pessoas e famílias particulares?

Sim.

Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará. 

Isaías 56:4-5

Uma Exposição Escriturística do Catecismo Batista, Questão 67.11

Esses 3 tipos de bênçãos gerais quanto ao 4º mandamento, podem ser divididos em mais tipos, como uma bênção de se isentar do trabalho, de isentar outros do trabalho, e de ativamente buscar um descanso físico-natural. Tal como as 3 formas que descansamos espiritualmente conforme Hebreus 4, e também quanto ao descanso financeiro direto e indireto.

Porém, vamos focar nas formas mais abrangentes dessas 3 bênçãos.

O descanso físico é um descanso apropriado para nós, o qual devemos observar semanalmente é claro também pela luz da natureza, e claro quando o Senhor chama a cessação do trabalho e para o descanso, imitando a vontade divina. Como vemos na descrição do 4º mandamento:

Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou. 

Êxodo 20:11

Aqueles que não cessam de trabalhar no Domingo e procuram muitas coisas para fazer semelhante a Marta, não aproveitam corretamente o Dia.

O descanso espiritual é um descanso que fazemos e temos em toda a vida cristã pela justificação, mas mais especificamente temos no Dia do Senhor, um descanso ativo em que por meio dos meios e instrumentos ordenados por Deus, somos fortalecidos, cheios, alimentados pelo Espírito Santo, como pela leitura da Palavra de Deus, cântico da Palavra de Deus e a Ceia do Senhor, a qual era comemorada e praticada todo domingo (Atos 20.7, 1Co 11.17-18, 1Co 16.1-2). Isso aprendemos em várias partes das escrituras, mas especialmente:

Portanto, resta ainda um repouso (sabbatismo) para o povo de Deus. 

Hebreus 4:9

Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo

1 Coríntios 10:16

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. 

1 Coríntios 11:26

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;

Efésios 5.19-20

Jesus Cristo nos deu um novo repouso, e nesse dia de repouso, cultuamos a Ele, ceamos, agradecemos e somos cheios do seu Espírito Santo.

O descanso econômico é dado por razões naturais ao mandamento devido a implicar em guardar 1 dia, e então esperar o suprimento e sustento por parte do Senhor. Pelos exemplos da provisão na Palavra do Senhor ligados ao Sabbath, como o maná sendo entregue duplamente na sexta-feira. Assim também pelo texto (Is 58.14) explícito da bênção financeira para quem o guarda, em semelhança à bênção de Jacó.

Por fim

Sendo então levados a descansar de forma tão graciosa por Deus, para um descanso que aponta para a eternidade, glorifiquemos o nome do Senhor, dedicando ainda mais a nossa vida para a guarda de tal dia, até Jesus retornar e descansarmos com Ele por toda a Eternidade.

Portanto, resta ainda um repouso (sabbatismo) para o povo de Deus.

Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. 

Hebreus 4:9-11

Referências

Bíblia ACF

Confissão de Fé Batista de 1689

Catecismo Batista, por William Collins

Catecismo Batista Puritano, por Charles Spurgeon

Catecismo Maior de Westminster

A Scriptural Exposition of the Baptist Catechism, by Benjamin Beddome

On Sabbath, John Owen

O 4º Mandamento, Os 10 Mandamentos, A.W Pink

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