Quando a Igreja começou?

A Igreja começou em Gênesis 3:15 e a Igreja começou em Pentecostes. Como ambos podem ser verdade?

[Podem] por causa da distinção entre igreja visível/invisível como ela se relaciona a Nova Aliança prometida/estabelecida. Os santos do Antigo Testamento eram salvos da mesma forma que nós somos hoje: pela fé salvífica produzida pelo poder regenerador da habitação do Espírito Santo (CFBL 8.6, 8.8, 10.1, 11.6). Eles foram unidos a Cristo e portanto parte do seu corpo místico, da Igreja (CFBL 26.1). Mas isso não implica que Israel era a igreja (“assembleia”) de Cristo. Israel era uma assembleia, mas não a assembleia de Cristo (Hb 12:23). Embora os regenerados santos do Antigo Testamento fossem parte do corpo de Cristo, eles eram um remanescente dentro do corpo maior da assembleia de Israel (que era governada pela Antiga Aliança). Portanto, crentes fora de Israel não estavam sobre a Antiga Aliança (por exemplo, Ló e Melquisedeque não foram circuncidados – Veja Nehemiah Coxe pág. 117-118). E não foi até que no Pentecostes essa igreja invisível foi ajuntada (“assemblada”) junta como a assembleia de Cristo (a igreja) (LBCF 26.2, 26.5-7). A igreja visível foi instituída em Pentecostes e dadas as ordenanças de adoração e do seu governo. John Owen explicou como isso se relaciona a Nova Aliança como prometida e estabelecida. 

Leia mais: Quando a Igreja começou?

Assim a igreja começou tão breve quanto Deus começou a redimir os pecadores perdidos por meio da promessa da Nova Aliança (Gn 3:15), a qual era eficaz para salvar, trazer um indivíduo até a Igreja Invisível. Mas ela não estava [formalmente estabelecida] até a Nova Aliança ser formalmente estabelecida que a igreja visível foi instituída com a sua própria forma de adoração e governo. Considere a Exposição de Samuel Waldron da Confissão de Fé de 1689 neste ponto:

A Bíblia ensina que essa igreja universal consiste de todos os eleitos? Aqui uma distinção é crucial. A igreja é a última, organizada e terrena expressão do povo de Deus. Nós devemos distinguir entre a igreja como uma instituição e a igreja como o povo de Deus. Tal distinção nos habilita a fazer justiça às porções do Novo Testamento que são frequentemente mal interpretadas. Havia um importante senso naquilo que a igreja começou como uma instituição e organismo na complexidade dos eventos ao redor do primeiro advento de Cristo. Havia um sentido em que historicamente a igreja começou na abertura do ministério terrestre, morte, ressurreição e doação do Espírito. Os apóstolos de Cristo são historicamente a fundação sobre a qual Cristo está construindo a sua Igreja (Mt 16:18, Ef 2:20, Hb 12:18-24). A futura tensão na declaração de Cristo: “Eu construirei a minha Igreja”, pode, portanto, ser dada na sua força natural. Embora Israel fosse um tipo da Igreja (Rm 2:28-29, 1Co 10:18, Gl 6:16, Fp 3:3) e embora a igreja seja o novo Israel de Deus e o cumprimento da profecia (Atos 2:16; Atos 15:14-18; 1Co 10:11; Gl 6:16; Ef 2:12-19; Hb 8:7-13), é a verdade que a igreja como uma instituição e organismo não existiam no Antigo Testamento. Essas verdades contradizem a tendência de algumas correntes da teologia da aliança de diminuir as diferenças entre a Igreja e Israel no interesse do pedobatismo. Por outro lado, a igreja é a grande expressão terrena do povo de Deus. Assim é frequentemente usada a linguagem que iguala a Igreja com todos aqueles que estão em união com Cristo. A Igreja é o corpo e a esposa de Cristo (Ef 1:22, Ef 4:11-16, Ef 5:23-27, Ef 5:29, Ef 5:32, Cl 1:18, Cl 2:4). Além disso, a noiva de Cristo é composta nos últimos dias de salvos de toda idade (Ef 5:27, Ap 21:9-14, veja também Mt 8:11-12, João 10:14-17, Hb 11:39-40). Assim a igreja irá um dia ser composta de todos os  redimidos. Como o povo de Deus, a igreja consiste ‘do inteiro número dos eleitos’. Essas considerações refutam o dispensacionalismo com a sua distinção entre Israel e a Igreja e que negam que os santos do Antigo Testamento sejam parte da Igreja.
Sam Waldron, Uma Exposição Moderna da Confissão de Fé Batista de 1689

Traduzido de http://www.1689federalism.com/, When Did the Church Begin?

Deixe um comentário