Será mesmo que os puritanos não comemoravam aniversários?

Uma pesquisa quanto aos reformados e puritanos dos séculos 16 ao 18 e a comemoração de aniversários por eles, com base em comentários em Gênesis 40.20, Mateus 14.6 e Marcos 6.21.

João Calvino, Gênesis 40.19

Entretanto, Moisés expressamente recomenda em José, sua confiança no oráculo celestial. De acordo com os registros de Moisés, que Faraó celebrou seu nascimento por uma grande festa, nós sabemos que esse costume sempre esteve em uso, não apenas entre os reis, mas também entre os plebeus. Nem é para esse costume ser condenado, se os homens tiverem uma vista correta do seu uso; ou seja, que eles eles deem graças a Deus por o terem criado os levantado, e por quem eles têm descoberto, de inúmeras formas, ser um Pai benevolente. Mas tal é a depravação do mundo, que grandemente distorce essas coisas que foram a muito tempo honestamente instituídas pelos seus pais, em corrupções contrárias. Assim, por um vício, tem se tornado comum que quase todos se abandonassem ao luxo e a desgraça, no dia do seu aniversário. Em resumo, eles mantém a memória de Deus, como o autor de suas vidas, de tal maneira como se fosse o propósito deles esquecer dEle.

Calvin’s Commentary on the Bible, Genesis 40.20

João Calvino, Comentário de Mateus 14.6

E quando o aniversário de Herodes foi comemorado.  Os Evangelistas agora começam a relacionar a estratagema  pelo qual Herodíades conseguiu longamente um plano que há muito meditava, a tomada  longe da vida de John.  A oportunidade foi dada a ela por um festival anual, quando Herodes  estava comemorando seu aniversário.  É dificilmente possível que preparações tão magníficas  não atrair luxo, orgulho, alegria desenfreada, e outros crimes, e também muitos outros males, junto com eles.  Não que haja alguma coisa errada no simples ato de preparar um  banquete caro; mas tal é a tendência da mente humana para a licenciosidade, que quando as rédeas são soltas, elas se desviam rapidamente.  O antigo costume de observar um aniversário todos os anos como ocasião de alegria não pode, por si só, ser desaprovado; pois esse dia, tantas vezes quanto volta, lembra a cada um de nós de dar graças a Deus, que nos trouxe a este mundo, e nos permitiu, em sua bondade, passar muitos anos nele; em seguida, trazer à nossa lembrança Como é impróprio e inútil o tempo que Deus nos concedeu para passar; e, finalmente, que devemos nos comprometer com a proteção do mesmo Deus para o resto de nossas vidas.
Calvin’s Commentary on Matthew, Mark, Luke – Volume 2, pg 189

Gervase Babbington, comentário em Gênesis 40

O que é falado aqui do aniversário do Faraó, e em Mt 14 do nascimento de Herodes nos mostra a antiguidade e também licitude desta observância se for apropriado. Aniversários e dias de casamento podem ser observados, se nós mantivermos longe da vaidade e superstição.

Certaine plaine, briefe, and comfortable notes vpon euerie chapter of Genesis Gathered and laid downe for the good of them that are not able to vse better helpes, and yet carefull to read the worde, and right heartilie desirous to taste the sweete of it. By the Reuerend Father Geruase Babington, Bishop of Landaph, Genesis 40.20

John Richardson, Comentário em Gênesis 40.20-21

Aniversário] Então Herodes continuou com uma festa (Mc 6.21). Lícita em si mesmo se for mantido sem vaidade, excesso, superstição e profanação. E também para festas eclesiásticas, se não há erro cometido na maneira e no fim dessas celebrações.

Choice observations and explanations upon the Old Testament containing in them many remarkable matters, either not taken notice of, or mistaken by most, which are additionals to the large annotations made by some of the Assembly of Divines : to which are added some further and larger observations of his upon the whole book of Genesis perused and attested by the Reverend Bishop of Armagh, and Mr. Gataker Pastor of Rederith, Genesis 40.20-21

Andrew Willet, Comentário em Gênesis 40.20

Verso 20, Aniversário de Faraó.
1. Isto era um costume muito antigo celebrar o aniversário de Reis e Príncipes, ambos entre os Medas e Persas, como testemunhou Xenophon, livro 1, como também era o usual entre os Romanos, como Gelius faz menção de uma epístola escrita por Augustus para Caius: Celebrasse me sexagesimum & quartum natalem meum. Que ele tinha celebrado os 64 aniversário.
2. Ainda que nós não leiamos de qualquer santo na Escritura, que comemorou seu aniversário, mas antes os amaldiçoaram como início de pecado e tristeza, como ló fez, cap 3 e Ierem cap 20. disto só lemos de Faraó e Herodes o tirano, que comemorou seu aniversário, Perer. Porém, isso ainda não torna ilícito celebrar aniversários de Reis, e homens e mulheres de importância, se nós retirarmos a superstição, e darmos honra em tais dias aos homens, como a Igreja de Roma faz, e abusarmos desse dias, profanando e desonestidade, como os pagãos fizeram, mas só assim aproveitamos a ocasião para agradecer a Deus por tais louváveis instrumentos, os quais em misericórdia, Ele levantou sobre a igreja ou sobre o bem comum.

Hexapla in Genesin & Exodum: that is, a sixfold commentary upon the two first bookes of Moses, being Genesis and Exodus Wherein these translations are compared together…,Genesis 40.20

Matthew Henry, Comentário em Gênesis 40.20

A solenização de aniversários de príncipes tem sido uma antiga maneira de demonstrar respeito feita a eles; e se não for abusada, como foi Jeroboão (Os 7.5) e Herodes (Mc 6.21), é um uso suficientemente inocente: e !todos nós podemos aproveitar dos nossos próprios aniversários, com gratidão pelas misericórdias do nosso nascimento, tristeza pela pecaminosidade dele, e uma expectação do dia da nossa morte melhor que o dia do nosso nascimento.
Matthew Henry Concise Commentary on the Whole Bible, Genesis 40.20

John Trapp, Comentário em Gênesis 40.20  

Que era o aniversário do faraó].  Um costume antigo e louvável, de guardar banquetes em aniversários; em honra de Deus, nosso Redentor (Sospitator), por sua misericórdia em nossa criação, educação, preservação, etc.
John Trapp Complete Commentary, Genesis 40.20

Joseph Hall, Sermão/Comentário na Decapitação de João Batista

O aniversário de Herodes foi comemorado, e também o de Faraó, ambos com sangue. Estas manchas pessoais não podem tornar a prática ilícita. Onde o homem é bom, o nascimento é memorável.

Que bênçãos nós temos, se não tivermos vida? e se nossa vida for uma benção, por que ela não deveria ser celebrada? Excesso e desordem podem manchar qualquer solenidade, mas que se clivem ao ato, e não a instituição.
Contemplations on the historical passages of the Old and New Testaments, pg 479

William Burkitt, Comentário em Marcos 6.14

Observação 3. O tempo da morte de João Batista, isso aconteceu no aniversário de Herodes. Isso era um costume antigo entre os reis do celebrar seus aniversários: Faraó também celebrou, Gênesis 40.20 e Herodes aqui mas ambos com sangue, ainda que esses pecados pessoais não façam da prática ilícita, quando nós solenizamos nossos aniversários com gratidão a nosso Criador e Preservador, e nós recomendamos pela oração à sua graciosa providência e proteção para o restante de nossos dias; este é um ato de piedade e religião.

Expository Notes with Practical Observations on the New Testament, Mark 6.14

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