A Igreja Primitiva observava a Ceia do Senhor diariamente?
Por Wayne Jackson
“É cada vez mais comum ouvir os cristãos argumentarem que a igreja do primeiro século, sob a supervisão dos apóstolos, observava diariamente a ceia do Senhor. Por isso, é alegado que não importa em que dia os cristãos participam dos elementos da comunhão. O tempo e a frequência são considerados assuntos facultativos. Por isso nos é pedido que comentemos sobre isso.”
O “Texto-Prova”
O principal “texto de prova” para este novo conceito é Atos 2:46.
“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,”
Alguns estão contendendo que esta passagem dá provas de que os santos primitivos partiam o pão, ou seja, participavam da ceia do Senhor, diariamente. A exegese subjacente a esta visão é falha em muitos detalhes.
- A expressão “diariamente” denota a frequência com que os discípulos se reuniam no templo. Gramaticalmente, não modifica “partir o pão”. Assim, mesmo que se pudesse estabelecer que “partir o pão”, no versículo 46, é uma alusão à ceia do Senhor, ainda não haveria provas de que a comunhão fosse um acontecimento quotidiano.
- O termo “partir o pão” nesta passagem não se refere à ceia do Senhor, mas sim a uma refeição comum, o que é evidenciado pelo fato de que eles são paralelos a “comer a sua comida” na mesma cláusula. A palavra “comida” traduz o trópico grego, que significa essencialmente alimento (Danker, et al., Greek-English Lexicon, 2000, p. 1017). O termo (empregado cerca de dezasseis vezes no Novo Testamento grego) nunca é usado da comunhão, pois tal não foi concebido para nutrir o corpo físico.
Um comentário do académico presbiteriano Albert Barnes fala a este respeito: - “Aqui [carne -KJV] significa todos os tipos de sustento; aquilo que os alimentou – trophes – e o uso desta palavra prova que ela não se refere à ceia do Senhor; pois essa ordenança não está representada em nenhum lugar como sendo concebida para uma refeição comum, ou para alimentar o corpo” (Commentary on Acts, p. 59).Em Atos 2:42 há uma referência aos discípulos “partir o pão”. Repare no artigo que precede o “pão” (não traduzido nas nossas versões comuns, mas presente no texto grego). O artigo indica que está em consideração um “pão” especial, ou seja, a ceia do Senhor (cf. Act 20,7 “o partir do pão” e 1 Coríntios 10,16 “o pão que partimos”).
Entretanto, em Atos 2.46 não há nenhum artigo em conexão com “pão”, portanto uma distinção parece ser feita entre o “pão” de 2.42 e 46 (cf. A. Campbell, O Sistema Cristão, pp. 272-273). Muitos estudiosos não acreditam que a ceia do Senhor é referida em Atos 2.46 (cf. R.C.H. Lenski, A.T. Robertson, J.W. McGarvey, W. E. Vine, etc.). - Há um contexto interessante mais adiante no livro de Atos que pode acrescentar alguma compreensão a este assunto. Perto da conclusão de sua terceira viagem missionária, Paulo tinha partido de Filipos depois dos “dias dos ázimos” – que vieram logo após a Páscoa judaica – (cf. Atos 20:6), e ele estava indo apressadamente para Jerusalém. Ele esperava chegar lá a tempo de Pentecostes – cinquenta dias depois da Páscoa (cf. 20:16).
Apesar de ter ainda de fazer uma viagem de várias centenas de milhas, que poderia envolver condições de navegação difíceis, demorou sete dias em Trôade. Porquê? A conclusão mais razoável é a de que ele podia encontrar-se com os santos daquela cidade e observar a comunhão com eles. Burton Coffman observou:
“Presumivelmente, este atraso de terça-feira até segunda-feira seguinte foi para permitir ao grupo missionário com Paulo observar a ceia do Senhor com a igreja em Trôade, uma inferência do fato de que nenhuma razão foi dada para o atraso, juntamente com o relato da reunião do dia do Senhor em Trôade imediatamente após mencionar o atraso” (Comentário sobre Atos, p. 384).Se este raciocínio estiver correto, a seguinte questão é inteiramente apropriada: se a comunhão era observada diariamente, ou se o tempo desta comemoração era opcional, que necessidade haveria de um atraso de uma semana? Esta é uma prova circunstancial para uma ceia do Senhor semanal (não diária).
O registro da história da Igreja
O testemunho dos escritos daqueles que viveram pouco depois da era apostólica dá um testemunho inequívoco de que a ceia do Senhor era observada todas as semanas ao domingo, e só nesse dia. No Didaquê (um documento escrito sobre 120 d.C.), é feita a declaração de que os cristãos “reúnem-se no dia do Senhor, partem o pão e dão graças” (7:14). Justino Mártir (c. 152) também fala de cristãos reunidos no domingo e participando da comunhão (Apologia I, 67).
No seu livro, Os Primeiros Cristãos Falam, Everett Ferguson observou que a literatura da era pós-apostólica indica que a ceia do Senhor era uma característica constante do culto dominical. Ele declara que não há provas do segundo século para a celebração de uma comunhão diária (p. 96).
Assim, deve ser concluído que não há autoridade bíblica para o novo conceito de que se pode participar da ceia do Senhor à sua própria discrição.
Traduzido de Jackson, Wayne. .Did the Early Church Observe the Lord’s Supper on a Daily Basis ChristianCourier.com. Access date: April 10, 2020