O que é Aconselhamento Noutético? -Jay E. Adams

O que é Aconselhamento Noutético?

Jay E. Adams

Ao introduzir o assunto, eu indico que é o aconselhamento bíblico. Esse é o fato de que eu desejo afirmar o mais firmemente possível.
Muitas pessoas afirmam fazer aconselhamento bíblico, mas a afirmação deve sempre ser examinada de perto para ver se está sob escrutínio. Na maioria dos casos, isso não acontece. O uso da Bíblia, por si só, não valida a alegação. Como a Bíblia é usada é de importância crítica. Se ela é usada apenas para apoiar ou ilustrar os princípios e práticas de um sistema de aconselhamento que foi emprestado de alguma fonte ou fontes não-cristãs, então ela certamente não tem o direito de reivindicar a descrição bíblica ou cristã. Só porque um cristão faz aconselhamento, isso não significa que o aconselhamento que ele faz seja cristão.

O aconselhamento cristão (ou bíblico) deve ser bíblico. Ou seja, não deve simplesmente usar a Bíblia, deve ser baseado e crescer a partir do ensino bíblico em todos os pontos. Deve ser um sistema derivado da Bíblia. Em outras palavras, o aconselhamento verdadeiramente bíblico deve ser exegeticamente fundamentado. Os seus princípios e práticas devem ser extraídos da Bíblia e ser sistematicamente autoconsistentes com ela em todos os aspectos.

“Mas o que dizer do aconselhamento noutético? Tudo o que eu acabei de dizer é o que o aconselhamento noutético representa. Sem dúvida, você gostaria que isso fosse explicado mais detalhadamente. Por exemplo, você pode se perguntar por que nós simplesmente não chamamos nosso aconselhamento de bíblico ou cristão. Qualquer um dos nomes certamente é uma opção viável. Mas o problema é que por causa de toda a nomenclatura conflitante e confusa na igreja Cristã, ele iria identificar virtualmente nada. Um nome deve ajudar aquele que o lê a distingui-lo de outros que possam parecer semelhantes. Porque há muitos que usam os nomes cristãos ou bíblicos, esses nomes já não distinguem nenhum sistema de nenhum outro. A palavra Noutético, por outro lado, destaca-se da matilha. Porque somente aqueles que querem ser conhecidos como tal usarão o nome, ele separa o sistema dos outros e elimina muita confusão.

Mas você vai querer saber exatamente o que a palavra Noutético significa e como é que eu escolho esse nome para descrever o sistema bíblico de aconselhamento que eu abraço. A palavra vem do Grego do Novo Testamento. Ela tem, dentro dela, três elementos – preocupação, confronto e mudança. Aconselhamento noutético é o aconselhamento que envolve confrontação face a face de uma pessoa com outra, por uma preocupação amorosa com ela, a fim de trazer as mudanças que Deus deseja em sua vida. Em poucas palavras, é disso que trata o aconselhamento noutético.

Não há necessidade de discutir sobre o nome. A palavra é usada por Paulo, em particular, e é freqüentemente traduzida como “admoestação”. É uma palavra que tem conotações familiares: “Não escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas para vos aconselhar (confrontar nouteticamente) como meus queridos filhos” (cf. 1 Coríntios 4,14). Reparem no calor e na preocupação desta afirmação. Aqueles que caracterizaram o aconselhamento noutético como severo, frio e sem amor o descaracterizaram. É tudo menos isso. Pode haver certas pessoas – como em todo sistema de aconselhamento – que, por suas falhas, deturpam a visão que aceitam. Mas o sistema não deve ser caracterizado pelas poucas maçãs ruins que podem ser encontradas em qualquer alqueire. Em vez disso, o sistema deve ser entendido pelo que afirma e procura praticar. E é certamente identificado por uma atitude carinhosa, amorosa e de bom coração que caracteriza cada conselheiro noutético genuíno.

Em Romanos 15:14, por exemplo, o conselheiro que é “competente para aconselhar [aqui se usa noutheteo]” é dito “cheio de bondade” [isto é, para com os outros] e “cheio de conhecimento”. Essas duas características são a base bíblica para os conselheiros noutéticos. Eles devem ser pessoas que se importam o suficiente para ajudar os outros de coração que os obriguem a alcançar aqueles que estão em dificuldade – e devem saber o que estão fazendo. Este conhecimento, no entanto, não provém de várias e variadas fontes; é o conhecimento da verdade ensinada por Deus nas Escrituras. Paulo coloca as coisas dessa forma: “A Palavra de Cristo habite em vós ricamente, ensinando e aconselhando [noutheteo uma vez mais] a vós mesmos (ou “uns aos outros”) da maneira mais sábia possível” (Colossenses 3:16).

Traduzido de http://www.nouthetic.org/what-is-nouthetic-counseling

Deixe um comentário